Nos últimos anos, Portugal intensificou os seus esforços na procura de soluções energéticas ‘mais limpas’ e menos dispendiosas. Portugal encontra-se numa posição privilegiada para ser pioneiro na diminuição da dependência energética em fontes de energias não renováveis, colocando-se na vanguarda da procura de um desenvolvimento sustentável, baseado em fontes de energia alternativas.
Consciente das suas potencialidades, no que toca à produção de energia a partir de fontes renováveis, o país assumiu um compromisso corajoso perante as demais nações da União Europeia, definindo uma meta ambiciosa no que respeita à redução da dependência energética nos combustíveis fósseis. A exploração de energia solar foto-voltaica é um dos desafios assumidos. Portugal é dos países europeus com mais horas de exposição solar, o que faz com que seja dos mais apetecíveis para a exploração deste tipo de energia renovável.
Núcleo Regional do Sul da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (NRS-APEA) considera que este tipo de apostas são fundamentais, não só porque se afiguram como soluções viáveis e competitivas no mercado energético internacional, como permitem a exploração sustentável dos recursos ambientais. No seguimento do plano de actividades proposto para 2010, o NRS-APEA propõe aos seus sócios e população em geral, uma vista técnica ao Parque Solar do Interior Alentejano (Rosário, Almodôvar), no próximo dia 27 de Março de 2010. O NRS-APEA considera esta visita fulcral para o esclarecimento geral da comunidade interessada, no que respeita às técnicas de aproveitamento de energia solar, e na promoção de todo o tipo de infra-estruturas de exploração energética renovável.
Em breve daremos a conhecer o programa detalhado no nosso site. Se quiser fazer a pré-inscrição, envie desde já um email para sul@apea.pt, uma vez que a visita-técnica é limitada a 20 pessoas.
Mais informações contacte Eng.ª Ana Rita Carrasco, pelo telefone +351 962775983.